12.3.10

Ama ao teu próximo como a ti mesmo

5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 ¶ Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.


Sabe, quando leio este texto sinto o Senhor me falando claramente Sua vontade. Jesus nos manda amar nosso próximo como amamos a nós mesmos, esse não é um ensinamento novo, o livro do profeta Isaías fala claramente sobre isso, esse é o jejum que Deus quer.
Quando eu leio a palavra "jejum"neste texto, eu vejo na verdade muito mais do que isso, enxergo a religiosidade. Há tantas coisas na nossa vida cristã que se tornam hábitos, perdem o valor. O jejum sofreu essa degradação, se tornou um mero ritual. O que o Senhor quer não é um ritual, o Senhor não quer pessoas que vão a todos os cultos da igreja, o Senhor não quer pessoas que participem de todas as organizações batistas, o Senhor não quer pessoas que simplesmente dêem um cheque e achem que isso resolve tudo. Não que ir sempre à igreja, participar de organizações e sustentar a obra de Deus seja errado, mas isso não faz de ninguém um cristão.
O que faz de alguém um verdadeiro cristão? Um verdadeiro cristão ama a Deus acima de tudo, e ao próximo como a ele mesmo. Um verdadeiro cristão tem compaixão das pessoas que sofrem ao seu redor; um verdadeiro cristão sabe que o único motivo real para vivermos é adorar ao Senhor, e isso implica ajudar nossos irmãos; um verdadeiro cristão odeia o pecado, mas ama o pecador.
Eu acredito num evangelho pelo qual vidas são transformadas para a glória do Senhor Jesus e eu tenho absoluta certeza de que isso só acontece quando pessoas se dispõem a amar seu próximo verdadeiramente. Estou falando de dar seu melhor para ajudar seu irmão, de se preocupar de verdade. Eu repudio a nossa indiferença, eu tenho ódio de mim mesma quando por muitas vezes passo pelas ruas e vejo pessoas dormindo no chão, crianças abandonadas e não faço nada a respeito. Simplesmente lamento. Essa não é uma atitude cristã. Jesus não saía por aí se lamentando pelas pessoas ou dizendo "vou orar por você", ele transformava a vida das pessoas, ele dedicava seu tempo a elas. Você acha realmente que é mais ocupado que Jesus? Jesus era extremamente requisitado, era com certeza um cara muito legal, todos queriam estar com ele, falar com ele. Jesus sempre tinha tempo para ajudar seu próximo.
Eu gostaria muito de mudar o mundo. Gostaria de ajudar as pessoas, de transformar o pranto de todos em alegria. Mas Deus, em sua infinita sabedoria, não deu a ninguém tanto poder. Mas deu nos deu o suficiente, Ele nos deu fé e amor. Só isso nos basta, precisamos apenas amar as pessoas sinceramente e ter fé, pois nosso Deus é poderoso e jamais deixa de ouvir o clamor de um justo. Todas as nossas ações devem ser guiadas pela nossa fé e pelo nosso amor.
Eu quero viver uma vida de santidade, quero viver uma vida de comunhão verdadeira com o Senhor. Eu sei que isso só é possível se eu me dispuser a dar o melhor que eu puder para o meu próximo. É ridículo pensar em viver um evangelho verdadeiro sem esse amor. Eu sei que até então tenho sido muito indiferente, mas Deus, com sua graça maravilhosa, irá me libertar dessa indiferença. Agora eu percebo que essa era a parte do quebra-cabeça que faltava, era o que me impedia de conhecer mais do Senhor.
Espero sinceramente que você também perceba a importância de mudar de atitude em relação ao seu próximo. Nunca é tarde para mudar. Eu li hoje pela manhã numa kombi a seguinte frase "não ter tempo para Deus é perder tempo", isso é verdade, se não dedicar seu tempo à obra do Senhor, tudo que você faz é inútil.

Pense bem nisso.

Um comentário:

  1. Irmã Carol muito bem! eu li o seu texto
    Dou graças a Nosso Deus por ver uma jovem com
    você preocupada com o seu próximo, que o senhor te abençoe e te inspire sempre sou ficar
    atento, vou visitar mais vezes o seu Blog.
    a Paz de Cristo nosso Senhor. Irmão Aguiar

    ResponderExcluir